Por quase um ano, o ator rodou o país dedicando-se as gravações da novela em questão. Inteiramente gravada em locações externas e em diversas cidades brasileiras. Hugo interpretou o menino de rua Pedro Piá, cuja participação na trama deveria se restringir às gravações na cidade de Joinville. Entretanto, com uma atuação carismática, seu personagem permaneceu na trama. Adotado pelo protagonista Zé Trovão (Almir Sater), Hugo excursionou com a novela por diversas outras cidades até o fim da trama.
A História de Ana Raio e Zé Trovão foi uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Manchete e exibida originalmente de 12 de dezembro de 1990 a 13 de outubro de 1991, às 21h30, substituindo Pantanal e substituída por O Fantasma da Ópera.
Foi escrita por Marcos Caruso e Rita Buzzar com a colaboração de Jandira Martini, idealizada e dirigida por Jayme Monjardim e teve codireção de Roberto Naar, Marcos Schechtman, Marcelo Travesso e Henrique Martins.
Foi reprisada pela Manchete, sua emissora original, entre 29 de março e 31 de maio de 1993 em versão compacta de 92 capítulos, na faixa das 18h.
Mais uma vez foi reprisada, desta vez no SBT, que desde 2008 tinha interesse nas fitas da telenovela, e a reapresentou entre 7 de junho de 2010 e 4 de abril de 2011, na faixa das 22h, em 258 capítulos, 7 a mais que a versão da Manchete.
Foi a telenovela mais longa da história da Rede Manchete, com 251 capítulos.